Amarelo

Morena
2 min readAug 9, 2024

--

O amarelo é minha cor favorita. Eu não tinha uma até poucos anos atrás. Gostava de todas as cores igualmente, porque não entendia esse espectro como um fenômeno separado. Só imaginava cores aplicadas: a uma roupa, carro, parede ou objeto qualquer. Talvez por tentar produzir alguma arte para os meus textos, fui aprendendo a olhar as cores como… cores. O fim em si. E nessa, para mim, se destaca o amarelo.

Ele é meio renegado às vezes. O Fiat uno fez um ótimo trabalho mostrando haver tons horríveis dele. E a gourmetização das cores pode defender que só um amarelo é esteticamente luxuoso — o dourado. Historicamente temos associações do amarelo com covardia (amarelou) ou com estados de saúde não lá muito bons (“tá com a cara amarelinha”).

Mas a verdade é o amarelo ser incrível. Não só porque está no sol, no girassol e nos cachos das crianças que lembram os anjinhos das pinturas medievais. O amarelo é incrível porque tem de amar no seu início. Porque ele mistura essa alegria de quem acredita no elo da vida, do ser e do amor. O amarelo salta aos olhos com cores frias e fechadas, se camufla nas quentes e abertas, como quem respeita o direito de se reservar e não compete por espaço com quem quer aparecer.

O amarelo te conquista de mansinho. Não é a cor mais popular, não é a mais radical. Não está ali para ocupar polos. Está mais para suavizar transições. É ponte, palco, poente e participante do universo colorido à sua volta.

Na vida prática, o que eu mais amo em cores é ver, como quem olha de baixo para cima, num céu azul sem nuvens, as folhas verde-escuras de uma árvore. O amarelo participa só indiretamente: esses são os dias ensolarados. Por isso e outras coisas, sei que tenho respeito e gratidão por todas as cores. Minha gata é branca e preta, os olhos do meu amor são esverdeados e os da minha família, marrons. A minha pele é meio bege, meu vestido favorito é vermelho e minhas cidades favoritas têm prédios em rosa, laranja e tantas outras.

Mas eu precisava te agradecer, amarelo. Você tem animado meus dias mais vezes do que posso lembrar. Quando olho uma flor ou um pássaro com seu tom, lembro de coisas boas. De sorrir. E de mim mesma.

Todo esse álbum. Amar-elo. 💛

--

--

Morena
Morena

Written by Morena

Eterna aprendiz na escrita e na vida adulta. Falo principalmente de (e com) amor, próprio e pelo outro.

Responses (1)